Em 1938, um grupo de pescadores tinha como local para pesca e acampamento as margens de um arroio que atravessava as dunas e onde existia grandes árvores que serviam de abrigo. Não havendo sal para a conservação dos peixes e mariscos, a solução foi ferver a água do mar afim de se obter o sal. Em 1944 fixaram-se os primeiros moradores com choupanas à beira-mar. A madeira vinha da serra, transportada em canoas através da Lagoa Itapeva e depois puxadas por carretas de boi até as margens do arroio.
O Município abrange uma área de 111 km². Teve sua emancipação em 25 de abril de 1988, está localizado a 175 km de Porto Alegre, com acesso pelas rodovias BR 290, BR 101, BR 453 e RS 389. Arroio do Sal dispõe de 04 colônias rurais e 60 balneários a maioria deles com infra-estrutura hoteleira e alguns campings. A gastronomia apresentada por bares e restaurantes é típica da região do Litoral Norte e seus principais balneários são Bom Jesus, Figueirinha, Areias Brancas, São Pedro, Rondinha, Balneário Atlântico e a sede Arroio do Sal. Com 27 km de costa marítima é maior do Litoral Norte, ótimo para prática de alguns esportes como vela, jetsky, paddle, pesca, futebol, windcar, surf entre outras modalidades. Tem altitude ao nível do mar e um clima ameno e seco, com uma população fixa estimada em 6.800 habitantes e uma população móvel na alta temporada de aproximadamente 80.000 habitantes.
Atrações Naturais: Parque Natural Municipal Tupancy, Lagoa do Banho, Lagoa do Remanso, Criatório Conservacionista, Lagoa da Cavalhada, Dunas de Sambaquis – Balneário Atlântico / Marambaia, Lagoa Itapeva e o "Arroio do Sal", que deu nome ao município.